quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Família grande é uma loucura?
Como muitos sabem sou casado há 13 anos e tenho 4 filhos, e por este "detalhe" já ouvi/vi as mais variadas reações, como por exemplo "que lindo", ou então "tu é maluco???". Ou seja, se fosse se basear nos comentários eu ficaria mais perdido que surdo em bingo de paróquia. Eu e a Djane (para quem não sabe é a minha maravilhosa esposa) já tinhamos a idéia de ter muitos filhos (a idéia original eram 5), e já imaginávamos que muitos iriam reagir de forma contrária ... mas não esperávamos tanto assim.
Quando soubemos da gravidez da Laura (3a na linha sucessória) noticiamos a algumas pessoas que nos criticaram até de forma muito pesada (isso para não dizer desnecessária), e o que estas pessoas não sabem é que isso foi muito ruim para nós. Posso dizer que pelo menos até o meio da gestação foi muito difícil. Olha, não foi nada legal ouvir coisas como "agora que já fez a besteira, te vira para criar", ou então "eu achava que você era inteligente, mas mostra que é burro". Doces e gentis palavras encorajadoras!!!
Quando veio a gravidez da Bruna (a caçula) tivemos a audácia de pedir para as pessoas não criticarem. Podiam não concordar, mas não joguem pedra. De certa forma funcionou, pois quase nada ouvimos (mas os rostos diziam muito).
Há pouco tempo atrás uma amiga que admiro muito (Maria Thereza Tosta Camillo) me chamou em um bate-papo no Facebook e me perguntou como era ter tantos filhos, pois ela estava grávida do 3o e já começaram a ter reações ruins para o lado dela. Como já havia passado por isso, disse que entendia bem a situação e que ela deveria ter força, e que chutasse a canela desse povo se fosse necessário.
Hoje nasceu a 5a filha de outro amigo (Eliezer), e fico imaginando que tipos de reações ele e a esposa não devem ter ouvido.
Para os que não concordam com as famílias grandes, deixa eu dizer uma coisa para vocês: loucura é dizer que não quer filhos porque atrapalhariam a sua vida. Essa idéia egoísta cobra seu preço um dia, pois todo homem e toda mulher sente o vazio da ausência de filhos.
Ter muitos filhos é dom grande dom, uma imensa alegria, e sim, tem dia que dá dor de cabeça. MAS VALE A PENA!!! Eles nos incentivam a querer ser cada melhores, nos preenchem com sua alegria.
E mais: muitos filhos se ajudam, fazem companhia uns aos outros, e se forem bem criados não serão iguais àquelas crianças que se acham as donas do mundo (sabem aquelas que te dá vontade de dar um cascudo???).
Diz a sabedoria popular que um homem só tem uma vida completa quando planta uma árvore, escreve um livro e tem um filho. Gostaria de saber quando foi que isso deixou de valer?
Então peço a quem ler este texto, em vez de criticarem quem tem muitos filhos, se não for para falar algo de bom ... fiquem quietos. Não peço que concordem com a decisão dos outros (como a minha), mas uma falecido tio meu dizia que muito ajuda quem pouco atrapalha.
E por favor, criem seus filhos com sabedoria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)