sábado, 10 de setembro de 2011

Ler faz bem. Você já tentou?

"Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los."
(Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore - Harry Potter e as Relíquias da Morte)


Lembro de quando era criança e o primeiro livro que li e realmente gostei: Um Ônibus do Tamanho do Mundo, de J. M. Simmel. Para mim foi uma grande experiência, pois eu queria ler tudo de uma vez para chegar no final. Eu me envolvi com os personagens, sofri com eles e muitas vezes me imaginei nas diversas situações do livro.


Esse tipo de coisa acabou por influenciar algumas brincadeiras da minha infância, com por exemplo, montar cidades com diversos brinquedos (playmobil, carrinhos, bonecos diversos, etc.) e criar toda uma estória. Toda a nossa imaginação vinha de leitura de livros, histórias em quadrinhos, filmes e desenhos.

Uma vez eu e uns amigos criamos um roteiro (com muita influência no filme Blade Runner), colocamos no papel e pegamos um toca-fitas/gravador para gravar nossa atuação, quase uma rádio-novela com trilha sonora e tudo. Foi muito divertido.

Não sei qual a história de vocês, mas para mim a leitura foi importante para ajudar na formação de quem sou.

Pois bem, vejo que hoje muita gente escreve e lê no orkut, twitter, MSN, facebook, fóruns virtuais e até mesmo alguns blogs. Desses, alguns poucos mantêm o hábito da leitura de livros e talvez por se ter este pequeno número de leitores é que temos tanta gente assistindo programas ruins (mas põe ruim nisso) como os reality shows Big Brother Brasil e A Fazenda, programas de humor como Zorra Total, entre outros.

Há alguns anos atrás a MTV lançou uma campanha muito interessante:


Diante de muita porcaria que se passa hoje na TV, essa campanha deveria voltar com toda força. Não interessa se você não é mais criança, pois o hábito da leitura pode ser criado mesmo quando adulto.

Desde a época do meu 2o grau eu só lia o que era mandado (pelo colégio, para o vestibular, na faculdade). Lia e me sentia forçado a ler, aí o prazer da leitura foi para o saco.

No entanto, e como prova de que não se pode perder a esperança, em 2001 fui fortemente atraído a voltar a ler, pelo menos uma obra: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, de JRR Tolkien. Vi o filme e fiquei espantado com todo o poder criativo do autor, e certo de que livro é (quase) sempre melhor o filme, comprei o tijolão dos 3 livros em volume único.

Depois deste (que li umas 5 vezes) já me deliciei com vários outros, sendo um atrás do outro. Algumas vezes dou um tempo entre um e outro, mas sempre tem um livro na cabeceira da cama. E pelo fato de eu e a Djane gostarmos muito de ler, nossos filhos também estão se tornando bons leitores, a ponto de terem livros que são comprados só para eles. Espero que isso possa trazer a eles a mesma influência que eu tive.

É importante que se leia, de preferência livros. E se não der, que sejam revistas (Veja, Istoé, Superinteressante, Caras, Capricho ... quer dizer, Caras e Capricho não, né), histórias em quadrinho (recomendo procurarem "A Queda de Murdock" e "Cavaleiro das Trevas", escritas por Frank Miller), bula de remédio, sei lá, busquem algo. E por favor, influenciem as crianças a ler.

A leitura nos faz sair um pouco de si, ir a mundos diferentes, voltar na história, conhecer mais sobre fatos ou alguém, e tudo isso pode nos ajudar a ser pessoas melhores.

Mas como tudo temos que ter moderação e por isso trago as palavras de mesmo Alvo Dumbledore citado no início: "Não vale a pena viver sonhando, e se esquecer de viver" (Harry Potter e a Pedra Filosofal).

Por isso leia e se divirta, e lembre-se que o mundo em que vivemos não mudará após você fechar o livro. Mas você pode ter mudado em algo, e isso poderá te ajudar a enfrentar as diversas situações que terá pela frente.

E aí, o que está lendo hoje? Ou, o que vai ler?

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Atualmente estou lendo O Silmarillion e estou amando (depois de um período de crise). Gostei da sua línguagem - é leve e agradável. Espero pelos próximos posts...

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas eu sempre digo isso! HEhehehe. Falando sério: um livro pode mudar o mundo... só não costuma mudar como as pessoas acham. Como uma vez eu li: se o assassino de John Lennon não tivesse lido "O apanhador no campo de centeio" (quero ler ainda, por sinal!) talvez fosse outro o beatle a fazer shows aqui em terras tupiniquins no ano passado...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns André! Como educadora ficaria feliz se mais pais incentivassem a leitura no dia a dia de seus filhos. A leitura é uma importante formação para a vida.

    ResponderExcluir
  4. Groucho Marx ja disse :
    "acho a tv muito educativa. cada vez que alguem liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...