terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Uma visão (ir)racional sobre o final do Brasileirão 2011

 
Pois é meus caros, darei uma de engenheiro de obra feita e vou tecer alguns comentários sobre o resultado final do Campeonato Brasileiro de 2011.

Primeiro vou que ressaltar que não vi nenhum super time, sendo o campeonato foi nivelado de forma mediana (o que não tira o mérito do Corinthians). Mas entre superações e decepções, a tabela final é clara ao mostrar quem foi quem no campeonato. Vamos à ela, e de baio para cima (quem sabe assim os rebaixados se sentem mais importantes):

- AVAÍ:

Quem diria, um time que de vez em quando dava trabalho, que fez um boa campanha na Copa do Brasil, iria cair. Tá que não é lá um grande time mesmo, mas uma equipe que leva 75 gols no campeonato é uma peneira e no mínimo merece disputar a 2a divisão mesmo.

Quem sabe o Guga Kuerten pudesse ensinar como é que se faz para defender melhor e ser mais letal nos ataques, ou até mesmo contratar o Larri Passos como técnico (se tu não sabe quem é o Larri, está mais do que na hora de conhecer outros esportes além do futebol).

- AMÉRICA-MG:

Pois é, o coelho não aguentou o tranco. Em vez de seguir o exemplo de outro célebre coelho (Pernalonga) que geralmente se dava bem contra seus rivais, mostrou que não passava de uma lebre que.

Tentou ressuscitar o Fábio Júnior (o ex-jogador em atividade, não o cantor ex-ex-ex-ex-ex-ex-marido de tantas mulheres neste país), mas não adiantou. Quem sabe se trouxesse o Palhinha, Alex Mineiro, Euller, Pintado, Toninho Cerezzo, ... aliás, nem assim.

- CEARÁ:

E o fôlego do Vozão acabou. A carroça desembestada quebrou a roda, ou o burrico que a puxava cansou???

Assim como o Avaí fez uma grande campanha na Copa do Brasil, mas no Brasileirão não fez nem sombra daquelas atuações.

Acho que foi saudades do Fortaleza que fez com que o Vozão quisesse ir para a 2a divisão.

- ATLÉTICO-PR:

O furacão virou brisa. Lutou, brigou, tentou, mas não deu. Há de se destacar que o delegado (foto ao lado) conseguiu ajudar a derrubar o América-MG e o Atlético-PR, muito embora não foi o único culpado.

De qualquer forma não adiantou ter a baixada, ter um grande volante (Deivid), mas não ter ataque ou meia de armação. Paulo Baier já está com a validade vencida, Kléberson só jogou bola na Copa de 2002, e os demais meias nada fizeram.

Aqui entre nós: ficar feliz porque tirou o rival da Libertadores, é apenas uma tentativa de mascarar a vergonha do rebaixamento. Agora é só esperar pelos jogos ParaBrisa (Paraná e Atlético-PR) na 2a divisão do ano que vem.

- CRUZEIRO E ATLÉTICO-MG:

Essa dupla dá para falar junto, pois nada de bom fizeram e ficaram na posição da tabela que pode se dizer: campeonato perdido.

Tiveram a capacidade de não cair (e por pouco), mas ao mesmo tempo nem a Sulamericana pegaram. Já que os 2 times foram comandados pelo Cuca, seria culpa dele???

Faltou pão de queijo? Faltou cachaça?? Faltou café??? Faltou vontade???? Triste e lamentável.

Tá que esses times costumam ser apenas coadjuvantes em campeonatos brasileiros, mas precisava ser assim???

- BAHIA E ATLÉTICO-GO:

Analisando os times, se chega à conclusão que o Baêa era um time de refugos (vários jogadores que foram dispensados de tantos outros clubes) e o Atlético-GO um refugo de time.

Engraçado ver que os 2 tinham partidas fantásticas em que tiravam pontos de vários clubes grandes e que lutavam pelo título, mas ao mesmo tempo fizeram partidas ridículas.

Ficaram na 1a divisão e vão jogar a Sulamericana. Espero que façam coisa melhor que este ano.

- GRÊMIO:

O ano do Grêmio começou mal, com aquele fiasco de festa para receber o Ronaldinho Gaúcho ... o que esperar do resto???

Parecia que o time estava sem vontade de jogar este campeonato ... o "imortal" estava meio zumbi. Tá, não caiu, mas ficou claro que não entrou com muitas pretensões neste campeonato.

Esta na hora de respeitarem a tradição do Grêmio.

- PALMEIRAS:

A foto ao lado mostra o que foi o Palmeiras este ano: uma bufada!!!

Time sem-vergonha. Trouxe o Felipão para tentar salvar a pátria, mas esqueceu de trazer time. Kléber nada fez (além de confusão), Valdívia foi um fiasco, Marcos Assunção de vez em quando acertava um chute.

Vamos ver se tomam vergonha na cara e formam um time de verdade.

- SANTOS:

O Neymar ... quer dizer, o Santos tinha tudo para fazer uma belíssima campanha no Brasileirão, ainda mais depois de ter levado a Libertadores, mas resolveu brincar.

Fora alguns grandes jogos (como aquele belíssimo Santos X Flamengo na Vila Belmiro), de forma geral foi um time mediano, com Neymar mais brilhando na televisão que em campo (ainda que seu talento em campo tenha se destacado bem).

Será que o Muricy ajeita o time para o ano que vem?

- BOTAFOGO:

Pois bem, os chorões novamente nada fizeram. Nos últimos anos é o time carioca da esperança, mas no final dos campeonatos sempre chora.

Até contrataram o Harry Potter (Caio Júnior), mas parece que a varinha dele é quebrada ou tem pilha fraca, pois não consegue ganhar um título ou manter a regularidade do time.

Está na hora de virar gente e parar de chorar ... está virando time de EMO!!!!

- CORITIBA:

Fez uma bela campanha este ano, mas fora a disputa regional, ficou na "emoção do quase". Quase conseguiu uma vaga para a Libertadores e conseguiu a façanha de ser vice do Vasco. DO VASCO!!!

Desculpa aí galera, mas ficar se vangloriando que seu time entrou no Guinnes Book é pouco para quem tinha condições de vencer a Copa do Brasil (ainda não acredito que conseguiram ser vice do Vasco) e o Brasileirão. Quem sabe não tenha faltado mesmo um remedinho para dar um ... errr ... pique a mais!!!

- FIGUEIRENSE:

A alegria do Figueira foi ver o Avaí ser rebaixado. Mostrou um futebol regular, quase chegou na vaga da Libertadores, mas não podia ir muito longe com o elenco que tinha. Na verdade fez mais do que o esperado pela grande maioria.

Neste ano tomou o lugar do coadjuvante Cruzeiro e deu trabalho. O que de melhor apresentou foi mostrar que o Jorginho pode ser um bom técnico.

O problema é manter esta estrutura para o ano que vem.

- SÃO PAULO:

A maior emoção do São Paulo este ano foi a briga pela taça das bolinhas.

Time sem estrutura em campo, em que os técnicos não conseguiam manter a regularidade. Acredito que faltou um verdadeiro armador no meio de campo, e se ficou esperando tempo demais o retorno do Luís Fabiano.

O ano passou, nada ganhou, e nem mesmo se pode dizer que deu trabalho. Levando em conta o retrospecto dos últimos anos, pode se dizer que este ano foi uma decepção.

- INTERNACIONAL:

Ao contrário do seu rival gaúcho, pelo menos este conseguiu um algo mais: a vaga para a Libertadores.

Sinceramente foi muito pouco para o time que tem. Eu esperava mais do Inter, e para mim foi uma decepção. Achava que iria disputar o título, e não que iria no máximo conseguir uma vaga para a Libertadores na última rodada.

Mais um time que tem que se espertar.

- FLAMENGO:

Irregularidade foi seu nome! Estava indo muito bem até perder o rumo por umas 10 partidas seguidas.

Contratou relativamente bem, tinha um time com alguns bons destaques, mas em campo não conseguia mostrar a sua força. Ok, teve o que para mim foi o melhor jogo do ano no Brasil (Santos X Flamengo, na Vila Belmiro), mas foi pouquíssimo.Tinha que ter chego na última rodada disputando o título.

Agora vamos esperar para ver o se prepara para o ano de 2012 ... e quem sabe ano que vem terá algum penalti marcado a seu favor, o que não ocorreu este ano.

- FLUMINENSE:

Não é fácil manter a regularidade de um ano para o outro, e o FLU mostrou isso. Apesar de sua campanha ter sido uma crescente durante o campeonato, nunca foi um time se colocava muitas esperanças.

Não parecia lá muito interessado em ganhar o título. Ficou a impressão de que buscava apenas uma vaga na Libertadores.

Se era este o objetivo, deu certo. Mas pelo investimento feito, tinha totais condições de almejar mais.

- VASCO:

O que falar ... VICE DE NOVO!!!

Chego à conclusão de que o Vasco só ganha título de times menores (viu Coxa). É um time que leva esta tradição (VICE) a sério. Parabéns por mais este VICE. Que não tome vergonha na cara e continue sempre assim.

Não foi um time brilhante, mas realmente foi guerreiro. Começou mal a disputa e no decorrer das rodadas se recuperou, chegou a ficar na liderança um período mas lembrou que não é o seu lugar, por isso manteve-se como VICE ... justo.

- CORINTHIANS:

Pois é, gostem ou não o GAMBÁ levou o título. Não foi nenhum time brilhante, mas manteve-se sempre lá em cima da tabela, e suas oscilações foram muito pequenas. Parece que aprendeu com o São Paulo o que é ser regular e usou esta tática muito bem.

Fez algumas bos contratações (Liedson, Sheik e Alex), fez uma que até agora não se justificou (Adriano), mas mostrou maior acerto no campeonato.

Parabéns ao Corinthians pelo título, pois de todos foi quem mais deu certo com o seu planejamento e regularidade.


CAMPEONATO BRASILEIRO 2012 vem aí, e não dá para fazer nenhum prognóstico ainda. Vamos esperar as contratações e os estaduais para imaginar o que poderá ocorrer. Mas se fosse apostar em um vice, este seria o Vasco.

Um comentário:

  1. Só achei que o Santos tenha errado em se focar menos no Brasileiro. Evitou ficar muito atrás, guardou caixão, como se diz. Esse Brasileiro nunca foi prioridade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...