quinta-feira, 26 de abril de 2012

Você sabia?


A Missa Tridentina é a liturgia da Missa do Rito Romano contida nas edições típicas do Missal Romano que foram publicados de 1570-1962. Foi à liturgia da missa mais amplamente celebrada em todo o mundo, até que o Concílio Vaticano II, pediu sua revisão, o que ocasionou a promulgação de uma nova liturgia, pelo Papa Paulo VI, em 1969.

Atualmente, a Missa Tridentina é definida pela Igreja como a "forma extraordinaria do Rito Romano", indicando portanto, que a missa nova de Paulo VI permanece como a "forma ordinária" ou "normal" do Rito Romano, embora ambos não sejam considerados ritos distintos, mas apenas "formas diferentes do mesmo rito". É chamada comumente de "Missa Tridentina" (gentílico de Trento, na Itália) ou "Missa de São Pio V", porque o Concílio de Trento, pediu aos papas, a revisão do Missal Romano, que foi aplicada pelo Papa São Pio V em 1570. Também é comumente chamado de "rito antigo", "rito tradicional", "rito romano clássico", "missa de sempre", "missa de todos os tempos", "missa das eras", ou "usus antiquior" (uso antigo) - "forma antiquior" (forma antiga), para diferenciá-la do uso, e da forma, da missa nova. É também conhecida como "missa em latim", embora de forma inadequada, uma vez que mesmo a liturgia da missa de 1969 pode ser celebrada nesse idioma. Menos comumente, em círculos mais cultos, é chamado de "Vetus Ordo Missae" (Velho Ordinário da Missa). Como seus elementos essenciais remontam a liturgia do Papa Gregório I, também é conhecida como "Missa Gregoriana".

O Papa Bento XVI em 2007 pelo motu proprio Summorum Pontificum, regulamentou a possibilidade do uso da liturgia tridentina; no rito romano nas missas privadas celebradas sem o povo, os padres podem usar livremente a liturgia tridentina; ela também pode ser usada publicamente em paróquias, se houver um grupo estável de fiéis (coetus fidelium) que a assista.

FONTE: Wikipedia

OBS: eu ainda não tive a oportunidade de participar de uma Missa celebrada no rito tridentino, mas fico pensando que, se este rito foi celebrado por quase 4 séculos completos, sendo muitos convertidos e santificados neste período, com certeza não deve ser algo ruim como alguns gostam de dizer.

Trata-se de mais uma bela riqueza da Tradição da Igreja Católica que merece ser preservada e experimentada. O que acha de tentar participar de uma Missa assim?

7 comentários:

  1. Olá, André, Salve Maria!

    De fato, a Missa Tridentina não é algo ruim, absolutamente! Ao contrário, o Rito Tridentino nos propicia, de forma muito mais intensa, o recolhimento, a oração e a meditação da Paixão do Senhor.

    Se puder, vá à Missa Tridentina da Paróquia Imaculada Conceição, que é celebrada às 8:00h da manhã, todos os domingos. No seguinte link tem o mapa da localização:
    http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&ie=UTF8&msa=0&msid=108408619107187995890.00048cf3e431c483ca674&ll=-25.462398,-49.242568&spn=0.013329,0.01929&t=h&z=16

    Como disseram o Jivago e a Patrícia, nos dias 20 e 27 de maio não haverá Missa Tridentina, porém no dia 19 de maio o Pe. Paulo fará uma missa "extra" às 15:30h da tarde, antes de viajar. Em junho as missas voltam ao horário normal das 8h da manhã, no domingo.

    Apareça por lá com sua família!

    Fica com Deus!
    Em Cristo,
    Melissa Bergonso

    ResponderExcluir
  2.  Errata: vire è direita na Churrascaria...
    abs!

    ResponderExcluir
  3.  Obrigado pela dica ... e que mundo pequeno mesmo rsss

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Já fomos paroquianos na SJBP, sua atual paróquia, não é?
    E temos os filhos no Marista Paranaense também... que mundo pequeno, rsrsrsrsrs

    Há uma Missa Tridentina às 8:00 da manhã na Paróquia da Imaculada Conceição. Temos um coral muito bonito e as homilias do padre Paulo são excelentes. 

    Paróquia Imaculada Conceição


    Endereço: R. Dr. Alcides V. Arcoverde, 244 - Guabirotuba

    Responsável: Padre Paulo Lubel.
    Indo pela avenida das Torres, vira à esquerda na Churrascaria Pertutti. É bem fácil de encontrar. Aviso, porém, que o padre não estará nos dia 20 e 27 de maio, pois viajará à Roma e Terra Santa.No entanto, teremos Missa Tridentina no dia 19 de maio, A TARDE, às 15:30. Um abraço,em Cristo,Jivago e Patricia

    ResponderExcluir
  5. Vale muito a pena assistir essa entrevista sobre a Missa Tridentina:
    http://www.youtube.com/watch?v=-iqszjFluHI&feature=related

    ResponderExcluir
  6. Eu conhecia como "Vetus Ordo Missae", porque faço parte dos mais cultos.

    ResponderExcluir
  7. André Bisinoto Matias8 de agosto de 2012 às 10:44

    Eu tbm nunca participei, mas em Curitiba tem missa tridentina todo domingo às 10h na Igreja da Ordem, não é?
    Quero ir lá...

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...