Adaptar qualquer obra para o cinema não é uma coisa fácil, ainda mais quando se trata de algo com muitos fãs, e isso vale tanto para livros quanto histórias em quadrinhos (HQs). De forma geral são obras fechadas, em que as características dos personagens já estão todas descritas, e isso muitas vezes limita a possibilidade criativa dos roteiristas.
Claro que essa limitação acontece mais fácil em um livro, pois costuma ter sua história fechada. Já as HQs são mais dinâmicas. Para piorar a situação algumas delas tem ainda desenhos criados para a televisão, que muitas vezes são histórias diferentes dos quadrinhos. E aí, como lidar com isso?
O cinema já nos proporcionou algumas ótimas produções, como Blade (1998), Hellboy (2004), V de Vingança (2005), Sin City (2005), 300 (2006) e Watchmen (2009). Cada um desses filmes manteve o essencial de cada personagem, suas características marcantes e apresentaram um roteiro muito bom. Com certeza todos estes filmes devem ser vistos mais de uma vez, mas aqui não vou tratar destas produções ... merecem um post à parte.
Antes de continuar devo fazer uma observação: não levo em consideração produções como Capitão América (1990), O Julgamento do Incrível Hulk (1989, com a participação do Demolidor), O Retorno do Incrível Hulk (1988, com a participação do Thor), O Fantasma (1996), entre tantos outras produções ruins.
Superman (1978) e Superman II (1980) para mim são os grande filmes que iniciaram as boas produções deste gênero. Além de encontrarem um ator perfeito para fazer o papel do kryptoniano (você realmente acredita que ele é o Super-homem e o Clark Kent), fizeram um roteiro muito bom ... tá, a Lois Lane poderia ser uma mulher mais bonita (ou apenas bonita rsss), mas foi o filme que mostrou ser possível fazer um bom filme tendo como base as HQs. Para nós, os fãs dos quadrinhos, o Super-homem salvou nosso cinema rsss
A partir daí vieram diversas grandes produções, e outras que já não foram aqueeela coisa. Como disse antes não é fácil adaptar para o cinema (ao até mesmo a televisão ... se bem que a série da Mulher Maravilha é ótima) algo que é mais fácil fazer o desenho e não se preocupar muito se a roupa será feita de couro ou lycra brilhante.
Conan, o Bárbaro (1982) e Conan, o Destruidor (1984) conseguiram colocar na tela a figura física do cimério, isso sem usar efeitos especiais e etc., mas como nem tudo é perfeito ... ele não podia falar muito. Arnold é um cara legal, mas não tinha como trazer o personagem por completo às telonas. Já Conan (2011) chegou mais perto em relação ao personagem, mas quando a melhor parte do filme é quando o personagem principal é uma criança ainda ... é, o filme deixou muito a desejar.
Outros filmes foram mal conduzidos, como é o caso de Demolidor (2003), em que tentaram criar um Matthew Murdock muito diferente das HQs (não, ele não gosta de rock pesado, ele gosta de música clássica ... eu sou fã do Demolidor e este filme foi uma imensa decepção); Elektra (2004) ... deixaram ela uma menininha ... que dó, que dó, que dó; Mulher Gato (2003) ... a Halle Berry é linda, mas podia ter evitado o mico ... quer dizer, o gato preto; Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007), que só por exemplo deixaram o Reed Richards um bocó. Existem outros, mas vou ficar com estes para mostrar que nem sempre é uma boa pegar um personagem de HQ e fazer um filme sem respeitar suas características.
E temos aqueles que não foram tão ruins, mas poderiam ser melhor: Homem-Aranha (2002), Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha 3 (2007), que deixaram o Peter Parker muito bobinho, mas de forma geral passa na média ... quer dizer, o 3 eu fico na dúvida; Hulk (2003) e O Incrível Hulk (2008), mas este aqui tem a dificuldade de se fazer o gigante esmeralda na telona sem que fique parecendo uma geléia (como o de 2003), mas passaram também pela média; Thor (2011), que faltou uma postura mais pedante ... afinal, é um deus nórdico, e mesmo sem sua "divindade" não vai ficar fazendo ovos mexidos para ninguém; isso sem falar de Motoqueiro Fantasma (2007) e sua continuação ... e olha que gosto do Motoqueiro, mas o filme ficou farofa demais.

Outro que ficou interessante foi Lanterna Verde (2011), pois ao contrário dos demais, este praticamente teve que contar com produção digital de cenário, além da roupa. Trata-se de uma produção com muito maior dificuldade de se fazer, e que acabou ficando muito boa. Ok, o enredo poderia ser melhor e acabou deixando a desejar, mas passou acima da média.
Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008), para mim pode ser considerado um dos melhores filmes do gênero, e vejam que nem é tanto pelo Batman. Gosto da interpretação dada ao homem-morcego (que lembra bastante a maravilhosa fase escrita pelo brilhante Frank Miller), apesar que a cara do Christian Bale no papel de Bruce Wayne não me convence muito ... mas o que dizer do Coringa de Heath Ledger ... FENOMENAL!!! Conseguiu se tornar um dos maiores vilões do cinema. Um enredo ótimo, personagens bem elaborados, enfim, uma adaptação fantástica ... me fez esquecer facilmente aquelas produções fracas dos anos 80 e 90 ... desculpe Tim Burton, tu manda bem em diversos filmes, mas aqui não ficou legal.
E outro grande filme das HQs veio: Homem de Ferro (2008). Conseguiram resumir o Tony Stark dentro das diversas fases dele nos quadrinhos, com um enredo muito bom e com um ótimo ator no papel principal. Conseguiram fazer com que eu gostasse de um herói que nos quadrinhos não me chamava muita atenção. Seu problema com bebidas e mulheres ficou bem acentuado e foi bem explorado, como nos quadrinhos. A continuação não manteve a mesma qualidade, o vilão era meio que fraco, mas Homem de Ferro 2 (2010) foi um bom filme.
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) foi um filme muito bom, ainda que eu não goste muito do personagem ... sempre achei um chato. Mas conseguiram criar um bom roteiro, mantendo as características do personagem, e conseguiram fazer um uniforme que não ficou ridículo ... este é sempre um problema nas adaptações para o cinema.
E como sempre podemos nos surpreender, Os Vingadores (2012) conseguiu se tornar o melhor filme do gênero já lançado. Cavaleiro das Trevas é ótimo, mas Vingadores consegue unir ação e humor de uma forma até agora não feita. Eu acompanhava as histórias dos Vingadores nas HQs (aqui no Brasil eram publicadas no gibi mensal Heróis da TV), e o filme foi muito próximo àquelas aventuras que lia (ainda tenho guardada a Heróis da TV n. 100, que tem a história original de criação dos Vingadores). Além de interligar os filmes de Thor, Hulk, Capitão América e Homem de Ferro, criaram um enrendo fantástico para unir um grupo de heróis que não tem nada em comum.
Toda adaptação para cinema tem que levar em conta o personagem e suas características, ter um ótimo enredo, e ainda, conseguir agradar os fãs. Os Vingadores conseguiu tudo isso e ainda mais ... desde O Senhor dos Anéis eu não via gente aplaudindo no meio do filme, por cenas que seriam lógicas até mesmo nas HQs. Nenhum outro filme citado antes conseguiu este feito, e isso é um dos indicativos pelo qual ele é melhor que os demais.
Espero que O Espetacular Homem-Aranha (2012) e Batman - The Dark Night Rises (2012) sejam realmente bons filmes, mas não acredito que superem Os Vingadores.
Sei que aqui estamos lidando com gostos, e por isso vou provocar o leitor. Indico a seguir os meus TOP 10 filmes do gênero, e se alguém não concordar, que comente qual seria a sua lista.
Meus TOP 10 são:
1. OS VINGADORES
2. BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS
3. WATCHMEN
4. V DE VINGANÇA
5. HOMEM DE FERRO
6. X-MEN FIRST CLASS
7. SIN CITY
8. BATMAN BEGINS
9. HELLBOY
10. SUPERMAN
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, HQs e suas adaptações para cinema, publicado em 01/05/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/05/hqs-e-suas-adaptacoes-para-cinema.html