quinta-feira, 12 de julho de 2012

A paixão pelo futebol ... ou seria a defesa da "honra" do torcedor?


O ser humano tem a tendência de ter para si "ídolos", seres ou coisas em que se coloca uma afeição. Normal e natural, mas eventualmente se exagera na dose ... e isso costuma acontecer com o futebol.

Muitos no mundo gostam de uma partida de futebol, e de forma geral escolheram (ou dizem que já nasceram com esta escolha) um time para torcer, e vão defender este clube em qualquer discussão ... afinal, este clube é o melhor do mundo. Mas às vezes (senão MUITAS VEZES) vestem-se de uma cegueira que os impede de aceitar perante torcedores de outros clubes que o "melhor clube do mundo" não está em uma boa fase, ou até mesmo que o rival está melhor.

Antes que alguém pergunte (ou não saiba ... o que significa que não leu o banner no topo do blog), eu sou flamenguista. Sim, ele É O MELHOR CLUBE DO MUNDO, mas só de vez em quando mostra isso e eu admito ... até porque gosta de pagar um king kong gigantesco.

Voltando ao assunto, com esses torcedores que se vestem da cegueira futebolística costuma ocorrer:

- síndrome de perseguição: seu clube sempre é prejudicado (em especial pela arbitragem);

- virar melhor técnico do seu clube: pode contratar o então aclamado Pepe Guardiola (ex-técnico do Barcelona) para comandar o time, mas o torcedor sempre saberá mais que o técnico;

- superioridade absoluta em relação ao rival: o principal clube rival nunca é melhor que o seu ... NUNCA!!! E se ganhar alguma coisa foi por favorecimento da arbitragem, da federação estadual, da CBF, da FIFA, ou até mesmo da Federação Intergaláctica;

- o ídolo atual do seu clube é sempre o melhor ... mesmo não sendo.

Entre tantas outras situações, que "dão o direito" de ofender seja lá que for, seja a ofensa verbal ou física.

Por exemplo, cito o caso de uma personalidade da internet (Jovem Nerd) que eventualmente faz algum comentário futebolístico no twitter, com nítida intenção de provocar o tipo de torcedor que cito aqui e consegue as "melhores" reações possíveis ... e olha que o cara não é ligado em futebol e nem expressa qual seu time de preferência ... mas nem mesmo um nerd que não entende da coisa pode falar algo contra "o melhor do mundo".

Agora eu sinto pena mesmo é do comentarista Antero Greco, que pelo twitter (https://twitter.com/anterogreco) leva porrada só pelo fato que ele, ao exercer a sua profissão (COMENTARISTA DE FUTEBOL) resolveu emitir a sua opinião (mas que audácia!!!). Primeiro porque eu gosto do cara, mesmo quando ele fala mal do meu Flamengo (muitas vezes merecido), segundo porque ele NUNCA demonstrou ser tendencioso em seus comentários.

Está na hora do povo levar mais na esportiva (até porque se trata de um esporte) e mesmo se não aceitar a opinião do outro, pelo menos respeitar a pessoa ... ou não estamos vivendo em uma sociedade civilizada? Ou uma das ideias do esporte não é unir as pessoas?

Ainda, por maior que seja a rivalidade do seu clube com o resto do mundo, está na hora dos torcedores pararem de agir como animais em defesa de seus filhotes e serem mais civilizados, como se fossem seres pensantes ... tipo um ser humano.

A rivalidade é algo legal, a disputa interessante, mas a partir do momento que passaram a resolver essas diferenças na porrada e na bala, deixou de ser algo saudável.

Não digo que os torcedores dos clubes rivais devam sair de mãos dadas nas ruas e distribuindo flores, mas pelo amor de Deus, respeitem uns aos outros ... ou pelo menos se suportem!!! Não são animais selvagens. Quantas pessoas já foram feridas? Quantas pessoas já morreram?

Pior é ver os casos de torcedores dos mesmo time brigando ... na verdade nem chegam a ser tocedores do mesmo time, são torcedores de determinada torcida organizada. Esse tipo de gente não tem mais um time de coração, tem a torcida organizada de coração ... "dane-se o clube, o que importa é a organizada".

Este tipo de reação é a prova de que a sociedade está à beira da barbárie, que não falta muito para que se ultrapasse o limite da civilidade ... até quando essa linha vai resistir?
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, A paixão pelo futebol ... ou seria a defesa da "honra" do torcedor?, publicado em 12/07/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/07/paixao-pelo-futebol-ou-seria-defesa-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...