quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Como escolher um vereador



Vejo que estamos todos nos preparando (gostando ou não) para votar neste dia 07, e por um acaso do destino (ou culpa do calendário) temos que escolher alguém para tentar eleger para o cargo de vereador. Mas você tem idéia de como escolher entre tantos candidatos?

Pois bem, primeiro vamos definir quais as suas funções:

- Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, no caso o prefeito.

- São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis está a lei orçamentária anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes.

- Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Então temos que escolher um candidato que possa realizar estas funções, mas é aí que o problema se tornar grande. De forma geral os vereadores atuam assim:

- aprovam qualquer projeto de lei enviado pela prefeitura (se forem da base aliada) ou votam contra (se forem da oposição). Importante lembrar que a maioria costuma ser da base aliada.

- elaboram projetos de lei como mudança de nomes de rua para homenagear alguém.

- propõem homenagens (que não os nomes de rua) a alguém.

- eventualmente são aprovados projetos de lei que efetivamente tenham alguma relevância.

E diante deste cenário nos perguntamos: vale a pena eleger alguém para ficar mamando sem fazer nada para o qual foi eleito? Eu acho que não podemos perder a esperança (talvez eu seja um sonhador ... mas desistir nunca, render-se jamais) de conseguir mudar esta situação, e para fazer isto temos que pensar bem (ou repensar) nossos meios de escolha.

Isso quer dizer que votar em uma pessoa apenas porque você o conhece é muito pouco. Isso quer dizer que para votar não basta que alguém de sua confiança (seja amigo, parente, padre, pastor, bispo, etc.) te indique alguém. Isso quer dizer que não basta ser uma pessoa conhecida que você admira (como um cantor, atleta, ator, etc.).

O critério de escolha deve passar por alguns critérios bem objetivos:

- esta pessoa tem condições de exercer as funções para o cargo? Isso é importantíssimo ser analisado. Mesmo que o candidato seja uma ótima pessoa, isso não quer dizer que será a melhor opção. O voto não pode ser por simpatia, mas sim por competência.

- tente descobrir situações sobre seu passado e presente. Se o candidato está sempre envolvido em confusão, será que ele é uma boa opção?

- veja suas propostas. Aqui tem gente que se ilude, pois tem candidato que diz que vai fazer um monte de coisa que não lhe compete, que simplesmente ele não consegue fazer. Por exemplo, tem gente promete educação, saúde e segurança ... não se iluda, ele não vai fazer. Peça para o candidato como é que ele pretende trabalhar sobre isso, e deverá ver que a maioria nem sabe o que fazer.

- em caso de reeleição, faça um pequeno esforço e tente descobrir o que esse candidato fez durante seu mandato. Quais foram seus projetos? Pelo que lutou? Nas questões mais polêmicas, como votou? Quem são seus aliados? Se as pessoas fizessem esta pesquisa, com certeza muita gente não seria reeleita.

- veja seu partido. Sim meu caro, o partido político pode e deve ser usado como critério de exclusão de um candidato. Por mais que a pessoa seja seu amigo, uma pessoa que você realmente confia, em determinados momentos ele poderá (geralmente deve) seguir o comando de atuação do partido ... e talvez aí você possa se decepcionar com seu amigo. Veja quais são as diretrizes do partido, quais são suas propostas de atuação, e se você não concordar com o que viu, não vote nele.

Não sei se isso vai ajudar alguém a votar, mas acho que ainda há tempo de se fazer esta pesquisa antes de votar em alguém.

Outra coisa, não vote nulo porque não vai resolver o problema. Escolha alguém e vote.

Mais uma outra coisa: não vote em alguém como “protesto”. O seu “protesto” pode eleger um ser que não tem a menor competência para exercer o cargo, e em vez de ajudar é capaz de manter a mesma porcaria que você gostaria de mudar.

Tente votar em alguém que possa mudar aquilo que você não concordar, e fique cobrando durante o seu mandato. Também não adianta eleger e esquecer ... depois é capaz de se arrepender e vai ficar apenas reclamando durante um tempo.

_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Como escolher um vereador, publicado em 03/10/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/10/como-escolher-um-vereador.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...