quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Desabafos de um padre


Hoje o amigo Padre Leonardo Wagner, consagrado na Comunidade Aliança da Comunidade Católica Shalom (quando escrevi o texto ele era membro da referida comunidade, hoje - 01/02/15 - já não é mais) e pároco da Igreja Sant'Ana e São Joaquim (Euzébio-CE), postou no twitter (@padreleo) alguns desabafos acerca do que muitos tem feito durante a Santa Missa. Será que alguém leu e aprendeu?

Vamos ao que ele disse:


Infelizmente tem gente que pensa que a Missa é feita para o POVO ... pois é, não é. Este rito litúrgico tem como objetivo rezar a Deus ... A DEUS! Será que é difícil de entender? 


E como ele disse: não é momento e nem lugar para homenagens ou para agradar grupos. Incrível como tem gente que acha que pode fazer a Missa do jeito que quiser, da forma que quiser. Quer aproveitar a Santa Missa? Aceite a que a mesma tem como destino a Deus, e é a Ele que se deve agradar.


Por isso, chega de colocarem coisas que nem deveriam estar lá ... nada de dancinha, nada de teatro, nada de entrada com bandeirinhas, cartazes e etc ... tudo isso tira a atenção do essencial: Deus. Se esquece de que toda a atenção deve estar voltada ao altar ou à palavra. Ficam querendo deixar a Missa bonita e esculhambam o Sagrado.

Sei que já escrevi algumas vezes sobre o assunto, e até cheguei a pensar em nem voltar aos assunto, mas o amigo Padre Leonardo me motivou a "ressuscitar" o tema ... até porque vi umas coisas nestes dias que me deram vontade de sair da Igreja antes da Missa acabar.

Quer fazer um culto para agradar o povo? Faça um momento de oração. Quer fazer um culto bonito e emotivo, voltado para o coração da assembléia? Faça um momento de oração. Quer fazer uma "dança litúrgica" para emocionar e ficar bonito? Faça em um momento de oração. MAS NÃO NA SANTA MISSA!!!!


&


Incrível como o pessoal da música gosta de colocar várias vozes cantando, vários instrumentos, ... e isso fica apenas fazendo barulho. Sim, barulho. Pois na verdade não leva o povo a cantar a Deus, mas sim tentar acompanhar um pequeno show.

Sei que se busca fazer o melhor e muitas vezes com boas intenções (como por exemplo: prestar um belo serviço a Deus), mas se esquecem que estão ali apenas como instrumentos para que a assembléia possa chegar a Deus.

Para mim, e é a MINHA opinião, não se deve ter mais do que duas vozes e um instrumento, a não ser que se esteja lidando com uma assembléia grande.


Essa é ótima para os que dizem que Missa Solene demora demais. Eu já assisti celebrações com o Padre Leonardo, e posso dizer que ele não gosta e nem faz firulas para deixar a celebração bonita e agradável ao povo. Ele celebra o Sagrado e mesmo nas solenes ele não se demora. Sem correria, sem pressa e se aprofundando no Sagrado.

Uma Missa solene, celebrada com zelo, é lindíssima. Sem gritos, choros, música alta ... silêncio e oração, este é o segredo de uma bela celebração.
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Desabafos de um padre, publicado em 17/10/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/10/desabafos-de-um-padre.html

3 comentários:

  1. Concordo com quase tudo, menos com uma pequena coisa, Liturgia, Leiton Ergon, significa do Povo para o povo, nossas igreja (templos) são Domus Eclesia ou seja, casa da assembléia, isso liturgicamente falando... Não é a Casa de Deus nem a Missa foi feita para Deus, mas sim para o Povo de Deus!
    Sim concordo que há exageros e erros na liturgia, porém em grande parte percebo também que falta um estudo maior da liturgia... Cabe a nós (que conhecemos um pouco mais) pararmos de reclamar e sim começar-mos a ensinar! Parar-mos de ficar vendo o cisco nos olhos da comunidade e ir até lá arregaçar a manga e ensinar com caridade a liturgia como se deve!
    Paz e bem!
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Anderson, você está certo em uma coisa: não adianta ficar reclamando, ainda mais na internet e temos que fazer algo para ajudar.

    Conheço o trabalho do Padre Leonardo Wagner e sei que é muito frutuoso, pois como Pároco ele tem ensinado em sua paróquia como se faz de forma correta. Sei desabafo no twitter foi porque ele viu algo que absurdo. Vou te dizer, muitas vezes as pessoas fazem isso, desabafam mesmo.

    Eu tento fazer o possível, auxiliando e mostrando o correto, mas muitos não querem nem saber, mesmo quando mostra que a Santa Sé já se manifestou e disse que isso pode ou não. Cara, isso cansa, deixa bravo e até desanimado muitas vezes. Uso este blog como uma das formas de auxiliar, e tenho recebido um bom feedback a este respeito.

    Assim, concordo que se deve arregaçar a manga, e como eu e o Padre Leonardo Wagner fazemos isso, tenho certeza que seu comentário não foi uma crítica à nós.

    Agora, quanto aos conceitos que você citou, acredito que o Cleiton trouxe no seu comentário resolve a questão: a Santa Missa é para Deus, e não para o povo.

    Ainda, a liturgia não é "povo para o povo" na Igreja Católica, e o Catecismo da Igreja diz bem o que é a liturgia: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s1cap1_1066-1075_po.html

    ResponderExcluir
  3. É, com certeza não me espressei como deveria, fazendo aqui parecer uma critica e abrindo caminho para um debate. Esse de fato não é agora e nem foi antes meu intuito! Li e inclusive tenho marcado no CIC o texto que você citou, concordo e como vocês me contristo com os abusos e excessos na Santa Missa! Eu queria apenas colocar um ponto de vista! Deixe-me tentar ser mais claro:
    Trata-se de interpretação:( "obra pública", "serviço da parte do povo e em favor do povo", Na tradição cristã, ela quer significar que o povo de Deus toma parte na "obra de Deus" ) CIC 1069, Ele nos fala que a Missa é um ato de Deus que age no povo para o povo, assim esse sacrificio divino e memorial da Paixão se torna real, ora, não podendo preencher ou acrescentar algo a natureza divina, Deus não precisa de nosso louvor, adoração, ou qualquer outra coisa, é sim o Povo de Deus que precisa adora-Lo, amo-Lo, louva-Lo, este sacrificio incruento, é de fato um ato amoroso de Deus para seu povo e que se manifesta em uma Ação do povo em caridade pelo proprio povo, quem participa da Missa, deve respeitar a Liturgia tal e qual manda a Santa Igreja, mas conciente de ser um sacrificio de verdadeira entrega de caridade para com os irmãos!
    Desculpa se pareceu uma crítica...
    Paz e bem!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...