Hoje o amigo Padre Leonardo Wagner, consagrado na Comunidade Aliança da Comunidade Católica Shalom (quando escrevi o texto ele era membro da referida comunidade, hoje - 01/02/15 - já não é mais) e pároco da Igreja Sant'Ana e São Joaquim (Euzébio-CE), postou no twitter (@padreleo) alguns desabafos acerca do que muitos tem feito durante a Santa Missa. Será que alguém leu e aprendeu?
Vamos ao que ele disse:
Infelizmente tem gente que pensa que a Missa é feita para o POVO ... pois é, não é. Este rito litúrgico tem como objetivo rezar a Deus ... A DEUS! Será que é difícil de entender?
E como ele disse: não é momento e nem lugar para homenagens ou para agradar grupos. Incrível como tem gente que acha que pode fazer a Missa do jeito que quiser, da forma que quiser. Quer aproveitar a Santa Missa? Aceite a que a mesma tem como destino a Deus, e é a Ele que se deve agradar.
Por isso, chega de colocarem coisas que nem deveriam estar lá ... nada de dancinha, nada de teatro, nada de entrada com bandeirinhas, cartazes e etc ... tudo isso tira a atenção do essencial: Deus. Se esquece de que toda a atenção deve estar voltada ao altar ou à palavra. Ficam querendo deixar a Missa bonita e esculhambam o Sagrado.
Sei que já escrevi algumas vezes sobre o assunto, e até cheguei a pensar em nem voltar aos assunto, mas o amigo Padre Leonardo me motivou a "ressuscitar" o tema ... até porque vi umas coisas nestes dias que me deram vontade de sair da Igreja antes da Missa acabar.
Quer fazer um culto para agradar o povo? Faça um momento de oração. Quer fazer um culto bonito e emotivo, voltado para o coração da assembléia? Faça um momento de oração. Quer fazer uma "dança litúrgica" para emocionar e ficar bonito? Faça em um momento de oração. MAS NÃO NA SANTA MISSA!!!!
&
Incrível como o pessoal da música gosta de colocar várias vozes cantando, vários instrumentos, ... e isso fica apenas fazendo barulho. Sim, barulho. Pois na verdade não leva o povo a cantar a Deus, mas sim tentar acompanhar um pequeno show.
Sei que se busca fazer o melhor e muitas vezes com boas intenções (como por exemplo: prestar um belo serviço a Deus), mas se esquecem que estão ali apenas como instrumentos para que a assembléia possa chegar a Deus.
Para mim, e é a MINHA opinião, não se deve ter mais do que duas vozes e um instrumento, a não ser que se esteja lidando com uma assembléia grande.
Essa é ótima para os que dizem que Missa Solene demora demais. Eu já assisti celebrações com o Padre Leonardo, e posso dizer que ele não gosta e nem faz firulas para deixar a celebração bonita e agradável ao povo. Ele celebra o Sagrado e mesmo nas solenes ele não se demora. Sem correria, sem pressa e se aprofundando no Sagrado.
Uma Missa solene, celebrada com zelo, é lindíssima. Sem gritos, choros, música alta ... silêncio e oração, este é o segredo de uma bela celebração.
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Desabafos de um padre, publicado em 17/10/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/10/desabafos-de-um-padre.html